Sais para tratamento térmico de metais

Sais – aditivos para resfriamento em água

Têmpera :  Termo genérico de tratamento térmico caracterizado pelo resfriamento  na  velocidade  adequada  , a partir da temperatura de austenitização determinada para o aço em questão ,  resulta na transformação da austenita em martensita.

Têmpera em salmoura :  resfriamento em água aditivada com sais  é indicada para aços baixo carbono e materiais de baixa temperabilidade.

Em relação a água este meio produz um resfriamento mais homogêneo  pois evita a formação da camada vapor que se dá na fase inicial do resfriamento do componente quente com o meio líquido,  desta maneira  propicia aos componentes tratados dureza  homogênea ( sem formação de pontos moles).

Representação gráfica do processo de têmpera

 

Sais para Martêmpera

Martêmpera : Tratamento isotérmico composto de austenitização seguida de resfriamento brusco até temperatura ligeiramente acima da faixa de formação  martensitica,  manutenção na mesma até a uniformização da temperatura do material e posterior  resfriamento adequado até a temperatura ambiente.

Componentes confeccionados em aços com elementos de liga , cementados ou não , são usualmente resfriados em meios de tempera com menor severidade.

Os banhos de sais que operam em temperaturas de 155ºC – 220ºC também conhecidos como banhos de martêmpera, são largamente utilizados para este fim pois amenizam as distorções dimensionais bem como os risco de trincas dos componentes durante a transformação da austenita para a martensita.

Representação gráfica do processo de martêmpera

Objetivos da Martêmpera

  • Prevenir grandes diferenças de temperaturas Núcleo / Superfície
  • Formação uniforme de martensita através da seção da peça
  • Reduzir tensões residuais
  • Reduzir empenamento / distorção
  • Reduzir risco de trinca

Em relação ao óleo de têmpera, os banhos de sais fundidos apresentam vantagens tais como:

– não formação de pontos moles (maior homogeneidade de durezas em toda a peça);

– os componentes tratados apresentam menores distorções dimensionais;

– não apresenta risco de incêndio , o produto não é inflamável;

– maior facilidade de limpeza após o resfriamento , o produto é solúvel em água

 

Sais para Austêmpera

Austêmpera : Tratamento isotérmico composto de aquecimento até a temperatura de austenitização, permanência nesta temperatura até completa equalização, resfriamento rápido até a faixa de formação bainítica , geralmente entre 250 – 400ºC , permanência nesta temperatura até completa transformação. Utiliza-se para peças que necessitam de alta tenacidade (efeito-mola)

Representação gráfica do processo de austempera

 

Sais para Resfrimento de Aços Ferramentas e Aços Rápidos 

Aços alta liga, aços ferramentas e aços rápidos , após a etapa de austenitização, devem  preferencialmente ser  resfriados em banho de sais fundidos até uma temperatura intermediária (entre 540 e 600ºC ) , devendo  permanecer  nesta  até a completa equalização em toda a sua secção,  para a  seguir serem resfriados ao ar até alcançarem a temperatura de contato manual e finalmente serem revenidos.

Sais para Solubilização de ligas de alumínio

Solubilização:

O tratamento térmico de solubilização consiste em aquecer a liga até uma temperatura dentro do campo monofásico a e aguardar nessa temperatura até que toda a fase q que está presente seja completamente dissolvida. Esse procedimento é seguido de resfriamento rápido, ou têmpera, até a temperatura ambiente, para prevenir qualquer difusão ou formação da fase q (retida);

QUALIDADE! A TECFAR é certificada desde 2007 na norma NBR ISO 9001

Saiba mais